O primeiro seminário cultural turístico de Pernambuco foi fantástico,adquiri muito conhecimento na área turística e mais além. O encerramento ocorreu ontem lá na Faculdade do Senac(mais detalhes do projeto em postagem anterior no blogger),tive o prazer de degustar turisticamente oque não sabia,como sou estudando de Guia de Turismo achei espetacular ter profissionais da área estarem no debate. No primeiro dia só pude está presente no debate da noite que foi das 18:00 às 21:00,foi sobre os documentários dos alunos de Guia de Turismo do Senac,os mesmo fizeram videos amadores de locais ricos em cultura e história Pernambucana,os temas foram: Sertão de Pernambuco,Mercados e feiras do Recife e mais além, e Ruas e bairros do Recife. Infelizmente não tirei fotos,até por que não estava preparada,mas tiraram uma foto bem legal de mim com meu companheiro de eventos. Como era um debate,então deixamos um pouco de nossa experiência de vida.
Repassando conhecimentos
Comentários no debate
E com a "moldura" do Senac,mais fotos
Segundo dia
Gastronomia
O segunda dia foi maravilhoso com os conhecimentos gastronômicos e artísticos de Pernambuco,com a participação de chefes de cozinha e um Guia de Turismo que já atua a mais de vinte anos na área,com toda sua experiência deu um banho de ensinamentos para quem estava presente. O guia enfatizava em relação da valorização do nosso patrimônio imaterial,muitas vezes só valorizamos a cultura da Europa e acabamos esquecendo que somos sufocados por atrativos turísticos a todo momento,não que a cultura da Europa seja ruim,mas a questão é que devemos valorizar primeiro oque é nosso,para depois apreciar a do nosso próximo. Um exemplo é que muitas pessoas aqui de Recife troca o 'Oxente' por um 'Ok',isso é uma desvalorização mais comum de suas raízes,se Ariano Suassuna ouvisse isto diria logo(como em um de seus ditados): "Não troco meu 'Oxente' pelo 'Ok' de ninguém.
Palestrantes
E sobre a palestra de gastronomia adquiri muito conhecimentos que nem imaginava,até na culinária Pernambucana e para uma demostração da famosa tapioca(fiquei de água na boca,mas não tinha para todos infelizmente). O chefe fala sobre a historia da tapioca e os sabores que ele irá preparar.
Ingredientes para a tapioca(foto oficial do evento)
A lindeza(foto oficial do evento)
Carnal do Recife
Falar do carnaval pra mim é como falar do que eu como todos os dias pela manhã(o cuscuz). Carnaval tem muitas precursões,mas a original é que ele surgiu da capoeira quando os escravos percebiam que os seus senhores estavam por perto na mesma hora eles paravam de jogar/dançar capoeira e boatava a mão pra cima em forma de dança(assim como é o carnaval hoje em dia). O carnaval é a festa mais democracia do mundo e com muito orgulhoso a raiz do carnal,especificamente o frevo nasce diariamente aqui.
Teve também a apresentação de coco e cavalo marinho. O coco é um tipo de sapateado,mas só parece que é,por que a sua dança é totalmente envolvente. Já o cavalo marinho é um dança que particularmente eu não conhecia,a dança mistura diversas artes como: teatro,poesia,dança e música. Dá até um pouco de medo,mas é fantástico.
Espero ter aumentado o seu conhecimento e não esqueça de repassar para as demais pessoas,peço desculpas desde já pela má qualidade dos videos e as fotos,a câmera que utilizei foi de celular,mas foi tudo com muita dedicação e carinho!
0 comentários:
Postar um comentário